Masterclass FERMENTAÇÃO ANCESTRAL

Sandor Katz
"O Guru mundial da fermentação" pela primeira vez na Bahia!

3 de maio - Ilhéus - BA

OFICINA "FERMENTAÇÃO ANCESTRAL"

 

  • De volta ao Brasil, Sandor Katz, conhecido como "O Guru mundial da fermentação", estará transmitindo os seus conhecimentos junto com a CIA dos Fermentados sobre as práticas de Fermentação, qualidades curativas, a importância nutricional dos fermentos de cultura viva, sua história ilustre e papel integral na evolução cultural humana. Traga todas as suas dúvidas relacionadas à fermentação pois terá muita mão na massa!

Oficina

Sando Katz

O Guru mundial da fermentação pela primeira vez na Bahia!

Sandor Ellix Katz é um experimentalista autodidata que vive na zona rural do Tennessee. Suas explorações em fermentação se desenvolveram a partir de seus interesses em culinária, nutrição e jardinagem. Visitou os 4 cantos do mundo, comendo, aprendendo a fazer e convivendo com técnicas ancestrais de fermentação.

Escritor premiado, suas pesquisas pelo mundo estão documentadas no premiado livro "A Arte da Fermentação" (considerada a bíblia dos fermentadores).

Ele é o autor de quatro livros anteriores: Wild Fermentation, The Revolution Will Not Be Microwaved, The Art of Fermentation e o Fermentation as Metaphor.

As centenas de oficinas de fermentação que ele ministrou em todo o mundo ajudaram a catalisar um amplo renascimento das artes da fermentação.

CIA dos Fermentados

Companhia dos Fermentados resgata as técnicas antigas de conservação e transformação dos alimentos através da fermentação. Essa pesquisa perpassa pelos tradicionais e já conhecidos alimentos fermentados como pão, cerveja, vinho, chocolate, queijo, missô, shoyu e visa aplicar essas técnicas em ingredientes brasileiros e locais. Abordados nas mais de 70 receitas no seu livro chamado Fermentação à Brasileira.

A Companhia dos Fermentados compõe o Grupo Fermentare BNC, a qual é composta pela Escola Fermentare e Fermentarium Distribuidora. Como indústria, fabricamos kombuchas, vinhos, sidras, vinagres, conservas de vegetais e outras bebidas não convencionais. Contribuíiu com a elaboração dos padrões de identidade e qualidade (P.I.Q) do kombucha junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Fernando Goldenstein Carvalhaes é biofísico pela USP, sócio fundados da Companhia dos Fermentados e responsável pela setor de produção e P&D.

Leonardo Alves de Andrade é designer digital pelo IED SP - Instituto Europeu di Design, sócio fundador da Companhia dos fermentados e responsável pelo setor comercial, administrativo e financeiro.

Adriana Reis

Biologa, Dra. Biotecnologia de microrganismos e Gerente de qualidade do CIC (Centro da Inovacao do Cacau de Ilhéus).

Livros

Livros de Sandor Katz

A Arte da Fermentação

Explore os conceitos e processos esseciais da fermentação praticados ao redor do mundo.

A Arte da Fermentação é muito mais que um livro de receitas… É bem verdade que o livro ensina como fermentar, mas, muito mais importante que isso, você conhecerá as implicações da fermentação e saberá por que um ato tão cotidiano e prático como fazer o próprio chucrute é nada menos que uma maneira de se engajar no mundo. Ou, melhor ainda, uma maneira de se engajar em vários mundos diferentes, um aninhado dentro do outro: o mundo invisível dos fungos e bactérias; a comunidade na qual você vive; e a indústria alimentícia que está minando a saúde do nosso corpo e do nosso planeta. Isso tudo pode parecer grandioso demais para um simples pote de chucrutes, mas a incrível façanha que Sandor Katz conseguiu realizar neste livro é convencer o leitor da verdade dessa alegação. Fermentar a sua própria comida significa fazer um eloquente protesto – dos sentidos – contra a homogeneização dos sabores e das experiências alimentares que hoje se estende como uma vasta planície indiferenciada por todo o nosso planeta. O ato também é uma declaração de independência de uma economia que preferiria que fôssemos todos consumidores passivos de suas commodities em vez de criadores de produtos originais para nos expressar e expressar os lugares onde vivemos.

Fermentação Selvagem

Sabor, Nutrição e Prática dos Alimentos de Cultura Viva

Desde sua publicação em 2003, Wild Fermentation vem inspirando as pessoas a usar suas cozinhas como verdadeiros laboratórios e transformar, pela fermentação, legumes em chucrute, leite em queijo ou iogurte, cereais em pão de fermento natural e muito mais. Agora, Sandor Ellix Katz, ganhador do prêmio James Beard (que celebra o espírito comunitário e o poder dos alimentos) e autor de best-sellers do New York Times, retoma o livro icônico que lançou um verdadeiro renascimento alimentar moderno, com uma nova perspectiva, um entusiasmo renovado e novos conhecimentos resultantes de suas viagens pelo mundo. Esta edição revista e atualizada apresentará ao leitor toda uma nova geração de sabores e benefícios dos alimentos fermentados. O livro apresenta muitas receitas inéditas — incluindo kvass de morango, cerveja africana de sorgo e panquecas de trigo-sarraceno — além de atualizações na maioria das receitas originais, com base no amplo conhecimento do autor sobre as tradições alimentares do mundo todo. Para Katz, a porta de entrada para a fermentação foi o chucrute. Abra este livro para encontrar a sua e comece uma pequena revolução na sua cozinha.

Fermentation Journeys

Fermentation Journeys de Sandor Katz, Katz leva os leitores junto com ele para revisitar esses lugares, pessoas e alimentos especiais.

Nas últimas duas décadas, o especialista em fermentação e autor de best-sellers Sandor Katz viajou pelo mundo, ensinando e aprendendo sobre as muitas técnicas fascinantes e deliciosas para fermentar alimentos. Onde quer que ele tenha ido, ele recolheu informações valiosas sobre as culturas e tradições dos povos locais e indígenas, sejam eles fazendo fermentos familiares como chucrute ou preparações menos comuns como natto e koji.

Fermentation as Metaphor

Em Fermentation as Metaphor, decorrente de sua obsessão pessoal por todas as coisas fermentadas, Katz medita sobre sua arte e obra, traçando conexões entre comunidades microbianas e aspectos da cultura humana: política, religião, movimentos sociais e culturais, arte, música, sexualidade, identidade , e até mesmo nossos pensamentos e sentimentos individuais. Ele fundamenta seus argumentos com seu vasto conhecimento do processo de fermentação, que ele descreve como uma força de mudança lenta, suave, constante, mas imparável. Ao longo deste livro verdadeiramente

Eventos

Compre seu ingresso:

OFICINA FERMENTAÇÃO ANCESTRAL

 

Compre aqui seu ingresso para a Oficina

  • Onde: Ilhéus - Bahia
  • Quando: 3 de maio de 2023
  • Local:Centro de Inovação do Cacau
  • Vagas:

Contatos

Realização:

Centro de Inovação do Cacau

Fazenda São francisco

Apoio:

 

Instituto Nova Era

CIA dos Fermentados